O turismo Começa Aqui!
Venha Desfrutar Deste Paraíso! Aqui é o seu Lugar!
O mirante da Cachoeira Véu de Noiva é acessado pela entrada principal do Parque (Km 50 da MT-251). Do estacionamento até o mirante, o visitante segue por uma trilha de aproximadamente 550 metros de extensão. Apesar dos trechos em declive, a falta de sombra é a maior dificuldade do trajeto.
Formada pelas águas do Córrego Coxipozinho, a cachoeira de 86 metros de altura é cercada por paredão de arenito em forma de ferradura. Nele podem ser encontrados ninhos de araras vermelhas, que voam pelo vale e emocionam os turistas e duas cachoeiras para banho.
O atrativo é auto guiado, aberto diariamente das 09h00 às 16h00.
Facilidades: Estacionamento, telefone público, banheiros, sede administrativa.
A Casa de Pedra é uma gruta de arenito esculpida pelo córrego Independência. Conta a história que este lugar serviu de abrigo aos homens da Coluna Prestes durante sua viagem pelos sertões do Brasil.
Também é dito que a Casa de Pedra já foi local de refúgio para escravos fugitivos. Hoje, a gruta é habitada por morcegos e pequenos animais que a usam como abrigo.
O atrativo já foi cenário de diversas gravações para televisão, como a abertura da novela Fera Ferida (1993). Possui vestígios de inscrições rupestres.
Localizado no Km 36 da rodovia MT 251, o passeio no Vale do Rio Claro inclui caminhadas em áreas naturais com vegetação bastante diversificada, subida à Crista de Galo, que permite visualização 360° dos paredões areníticos, banhos no Poço da Anta e flutuação ao longo do Rio Claro.
Tendo em vista as condições das estradas internas do Parque, aconselha-se o acesso com veículo 4x4.
O Morro de São Jerônimo é um dos pontos mais altos do Parque Nacional, com mais de 800 metros de altitude.
Para visitar este atrativo é necessário fazer uma caminhada longa, com duração de cinco a seis horas, em estrada, trilha com aclive e declive, além de uma pequena escalada. A subida ao Morro, embora não seja tarefa fácil, se feita da forma correta e seguindo as orientações recebidas, não apresenta grandes riscos, mas exige um bom condicionamento físico do visitante.
Em virtude do grau de dificuldade da trilha, é obrigatória a visita com guia ou condutor cadastrado ao parque, agendamento prévio e a assinatura de Termo de Conhecimento de Risco por cada visitante
O circuito é formado pelas águas do córrego Independência, que desce pelo cerrado formando seis cachoeiras: 7 de Setembro, Pulo, Degraus, Prainha, Andorinhas e Independência. Entre a cachoeira da Prainha e a das Andorinhas, há duas piscinas naturais.
Todo o circuito é liberado para banho, exceto a Cachoeira Independência, também conhecida como Cachoeira dos Malucos.
As trilhas do circuito não apresentam grandes dificuldades, exceto pela sua extensão (aproximadamente 6 km ida e volta).
A caminhada leva em média 6 horas de duração e não há nenhum comércio nessa área. Por isso, o visitante deve levar água, lanche e demais itens recomendados para caminhadas em ambientes naturais.
O acesso ao atrativo é permitido com acompanhamento de guia ou condutor cadastrado do parque e com agendamento prévio